logo

Quem Somos

As viagens tiram-nos da persona que achamos que somos e mostram-nos o que podemos SER. Ao sairmos da zona de conforto, entramos em contacto com o que se esconde nas rotinas, nos padrões mentais e nas questões do dia-a-dia. Por vezes, é numa viagem a 16 000 kms de casa que encontramos a solução para algo que nos preocupava há meses. Ao sairmos da bolha, entramos no mundo. Conhecemos culturas, pessoas e tradições que nos apaixonam e que, às vezes até nos fazem sentir em casa, ainda que fisicamente longe daquilo a que chamamos “casa”. Fotografar em viagem é tentar eternizar esses momentos e essas experiências. É querer agarrar um momento numa memória que se torna corpórea. Esse corpo, o da fotografia, é uma extensão da nossa memória, uma forma de voltar lá, sempre que tivermos saudades… de nós e de viajar. Sair é entrar. Viajar é sentir em movimento. As expedições Phototravel surgem como uma forma de elevar as viagens a verdadeiras experiências fotográficas, que nos fazem sair de nós e no entanto entrar de novo no ato de fotografar. Quando fotografamos, SOMOS, com todo o nosso ser.

Rute Violante

Nasceu em 1977 em Leiria. Portugal.
Dedica-se em exclusivo à fotografia desde 2010, sendo formadora de fotografia na empresa Fotograf’arte® e fotógrafa profissional na empresa Charisma.
É sócia fundadora e dirigente da Associação Zenith 9 - Associação de fotógrafos de Leiria.
Liderou diversas viagens internacionais enquanto Produtora de Televisão e organizadora de expedições fotográficas, contando 17 Países na sua vivência e no seu percurso pessoal e profissional.

Cristiano Justino

Nasceu em 1980 na Alemanha, tendo sido com 10 anos que adoptou Portugal como o seu País.
Estudou Engenharia Electrotécnica, tendo completado mestrado nesta área com um projecto de robótica. Tem construído carreira na área da Engenharia Electrotécnica desde 2004.
A fotografia trouxe uma luz especial à sua vida em 2012, ano em que realizou a primeira formação em fotografia digital. Depois disso, multiplicaram-se as formações técnicas, artísticas e temáticas; expedições fotográficas internacionais; prémios nacionais e além fronteiras e exposições coletivas. Tem vindo a especializar-se em Astrofotografia e é formador oficial da Fotograf’arte® desde 2016.